Seguidores

quinta-feira, 13 de março de 2014

"Para onde você está indo?"

Você está contente com aquilo que a vida está lhe mostrando? Muitas pessoas chegam a um desfecho indesejado em suas vidas e se lamentam muito por isso. Sonharam com um futuro brilhante e chegaram a outro sem tanta luz assim. Alguns fatalistas julgam que a vida não foi justa com eles ao reserva-lhes este ou aquele final. Leitura errada. A vida não nos reserva nada. Nosso futuro está sendo construído neste exato momento. Nossas escolhas são, em ultima instância, o material com que pavimentamos o caminho e construímos o futuro. Não existe determinismo nisso. 




É impressionante a história do hoje famoso palestrante motivacional Nick Vujicic. Como pode uma pessoa nascida sem pernas ou braços tronar-se um palestrante motivacional que encanta e faz chorar plateias ao redor do globo? o que dizer de Stephen Hawking, o famoso físico e cosmólogo britânico? Como uma pessoa portadora de uma doença tão terrível como a  esclerose lateral amiotrófica, enfrenta uma batalha como essa e vem a se tornar um dos físicos mais aclamados depois de Einstein? pois é exatamente disto que estou falando. A vida não nos reserva todas as razões do mundo para passar o resto dos seus dias lamentando, mas resolveram fazer diferente.

Na travessia que fazemos, alguns vão pela vida fazendo pontes, outros constroem muros, enquanto outros ainda cavam tocas para si. Há aqueles que fazem suas pontes e dão manutenção a elas, outros, depois de grande trabalho para construí-las, queima-nas! Somos nós , sim , que decidimos o material com que construir nossa vida. Está em nossas mãos a decisão de enfrentar as águas, ou nos aferramos ao porto. Se fizermos a travessia e formos bem sucedidos, o mérito será nosso. Se nos acovardamos diante das águas e não buscamos outras margens o problema será nosso. 

É verdade que pessoas vão surgir em nossos caminhos e nos influenciar de algum modo, mas ainda assim não ficamos livres da responsabilidade de decidir. É bastante comum a tendencia que muitos têm de deixar que outros escolham por eles. Em muitos casos, quando buscam um líder espiritual, um terapeuta, não querem apenas conselho, mas querem que alguém direcione suas vidas, tentando fugir da responsabilidade de tomar suas próprias decisões.

No contexto da família, enquanto houver alguém disposto a assumir o desgaste, esse tipo de pessoa vai tentar esconder-se à sombra de quem toma a frente. Tomados por preguiça inominável, uma indolência do tamanho do mundo, eles vão pela vida transferindo para outros a sua responsabilidade. Descobrirão no final das contas que tal responsabilidade é intransferível. 

Você está contente com o que a vida está lhe mostrando? Se você tem razão para celebrar, parabéns! Estes são os seus resultados. Se você está frustrado com o que está diante de você, então seja nobre, não culpe ninguém, assuma o ônus das suas escolhas. Ficar acabrunhado em um canto, se autoflagelando pelos erros cometidos, não vai ajudar em nada. procurar alguém a quem culpar só vai atestar sua própria incompetência na gestão do seu mundo. Quando, finalmente, assumirmos o ônus de existir, talvez, finalmente,s estejamos preparados para existir de modo completo e com dignidade. 

Possivelmente, tempo, energia e outros recursos preciosos tenham sido perdidos, mas não deixe consumir pela tristeza, pois, talvez, pela primeira vez, você esteja encarando a vida com a serenidade e firmeza de um ser maduro. talvez você possa dizer que aprendeu de fato o que não se deve fazer, por onde não se deve ir. É possível que você esteja mais preparado agora do que jamais esteve. Sempre haverá o desafio de uma travessia diante de você. Com os desacertos convertido em aprendizado, respire fundo e recomponha  e passe para a outra margem. (Pr. Luiz Leite) 

Com carinho
Pra. Ilma 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário